- Consumo responsável de energia
- 1185 views
- 0 comments
Com o aumento espectacular dos preços da energia, algo tão necessário como tomar um banho de manhã está a tornar-se um verdadeiro luxo disponível para cada vez menos pessoas, ao ponto de os governos europeus estarem recomendar banhos de no máximo 5 minutos; E estamos falando de chuveiros, sem falar do aquecimento das casas: um verdadeiro pesadelo.
Portanto, os cidadãos procuram formas de reduzir os custos de consumo de energia.
A questão antes de tomar decisões é saber quanto custa o gás (ou eletricidade) que estamos consumindo ao tomar banho;
Até à queda temporária do preço do gás natural em consequência da ausência de frio em Outubro, o custo de um duche de 5 minutos, considerando água e gás rondava os 50 cêntimos de euros; Se aquecermos a água com um aquecedor elétrico, o custo sobe para 65 cêntimos.
Esse custo aparentemente ainda não é preocupante, a menos que as crianças ou turistas em nossa propriedade fiquem submersos por 30 minutos ou mais; Neste caso, o custo por duche ascende a cerca de 3€ por duche, por dia, por pessoa; No final do mês, só os duches deste utilizador terão custado cerca de 90€.
Se na nossa família temos vários filhos e todos eles desperdiçam de forma semelhante, o custo, apenas no consumo do chuveiro, pode tornar-se um verdadeiro problema quando chega a conta do gás ou da luz. .< /p>
No caso dos apartamentos turísticos acontece mais do mesmo.
Existem sistemas tremendamente eficientes, como a energia aerotérmica combinada com painéis solares, mas isso está ao alcance de muito poucas famílias hoje, exclusivamente daquelas que vivem em residências unifamiliares. Portanto, é um sistema não aplicável à maioria das famílias e apartamentos turísticos. Sem perder de vista que a instalação de energia aerotérmica com painéis tem um custo muito elevado e a sua amortização dura muitos anos.
Felizmente, no mês de Outubro, os preços do gás natural e da electricidade estão anormalmente baixos devido à ausência de frio; No entanto, acreditamos que a situação vai piorar muito em questão de poucos dias, assim que o frio chegar.
Concluindo, afirmamos que o mais sensato e, sobretudo, o mais proveitoso é limitar o tempo máximo de cada banho para os familiares. Por um lado, vamos poupar quantias significativas nas nossas contas de gás e água. Além disso, vamos travar os aumentos do preço do gás, evitando que volte a subir como aconteceu nos meses anteriores.
É melhor prevenir do que remediar
Comments (0)